segunda-feira, 5 de março de 2012

4º Sessão - Cartoons - Sem Título





Eu escolhi este cartoon da autoria do grego Yiannis Dermentzoglou, publicado no jornal Elefetheros Tipos, em 2007, porque o achei interessante e muito atual.
Neste cartoon posso ver a Estátua da Liberdade, que fica nos Estados Unidos da América. Percebe-se que se critica este país por ser um dos maiores poluidores do mundo, mas, ao mesmo tempo, um dos mais desenvolvidos e evoluídos. Achei interessante o facto de a cor da imagem estar adequada ao tema, ajudando a perceber o que o cartoon quer transmitir. O símbolo químico apresentado (CO2) também é importante para a imagem, porque o dióxido de carbono destrói a camada de ozono, o que prejudica todos os seres vivos que habitam na terra.
Posso concluir que o cartoonista quis denunciar o facto de na atualidade estarmos a poluir tanto o ambiente. Sem dúvida alguma, temos de nos começar a preocupar mais com o ambiente,e ter atitudes para não o poluir, como fazer reciclagem, não deitar lixo para o chão ou não gastar tanta água.
Gostei do cartoon porque acho que as pessoas têm de ser preocupar mais com o ambiente e com o facto de o estarmos a poluir tanto.

Ana Barros nº4 9ºC

Quarta sessão - Cartoons - TV

     Eu vou fazer um comentário sobre o cartoon criado pelo cartoonista grego Panos Maragos, em 2007, intitulado “TV”. Este cartoon foi publicado na revista grega  TV Ethnos.
Nesta imagem, podemos ver três meios de comunicação como se fossem pódios e em que os espetadores de televisão ficam em primeiro lugar; os ouvintes de rádio em segundo e os leitores de livros em terceiro e último lugar. O que mais captou a minha atenção  foram, sem dúvida, as cores desta imagem, que achei muito adequadas e à altura deste tema.
Eu escolhi esta imagem porque a achei interessante e porque retrata que, com o desenvolvimento dos meios de comunicação, ao longo dos anos, as pessoas começaram a deixar para trás os meios antigos e começaram a utilizar novos recursos. O primeiro meio de comunicação a ser criado, dos três representados, foi o livro. O livro é um meio de comunicação muito interessante, porque estimula a imaginação do leitor, bem como a rádio, que foi o segundo meio a ser inventado. Com a rádio, também houve a possibilidade de imaginar como seria o que se estava a ouvir naquele momento. Se ouvíssemos as novelas radiofónicas, por exemplo, ouvíamos apenas as vozes de quem falava. O terceiro meio é a televisão, que não nos permite imaginar muito, pois ouvimos e vimos o que se passa, logo não precisamos de imaginar, pois a realidade está à frente dos nossos olhos. A criatividade passa, assim,  a desenvolver-se pouco, o que é uma pena.
As pessoas cada vez mais aderiram ao meio de comunicação mais recente, por isso a classificação está feita de acordo com isso, estando a televisão no primeiro lugar do pódio, a rádio no segundo e o livro no terceiro.
Gostei muito desta imagem, porque é uma crítica social bem estruturada e, claro, com muito sentido de humor.

Joana Mariz - 9.ºC

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

“A Rede Social” - Comentário ao guarda-roupa - por Leituras Paralelas

Nesta 3ª sessão do Clube de Leitura, assistimos a um filme que tem por título “A Rede Social” - “The social network”, realizado por David Fincher e cujo protagonista é Jesse Eisenberg. Nós nunca tínhamos tido curiosidade em saber como foi criado o Facebook e, ao descobrir, ficamos surpreendidas,principalmente com a inteligência superior à média de Mark Zuckerberg, que era um jovem introvertido e com poucos amigos, mas  que tinha um conhecimento incrível sobre informática e programação que, a  maior parte de nós não domina. Acho que alguns de nós não perceberam até algumas partes mais complicadas do filme, como aquelas em que Mark falava sobre o seu projecto, utilizando uma linguagem muito técnica.
Nunca tínhamos visto este filme, mas achámo-lo muito interessante e com bons atores e boa qualidade de som e de imagem, sendo em geral um filme muito bem conseguido.
O que nos chamou mais a atenção neste filme foi o guarda-roupa, da autoria de Jacqueline West, que estava muito bem pensado, visto que tinha em atenção o tempo em que a ação se desenrolava, que ilustra bem a idade das personagens e as roupas que os jovens universitários gostam de utilizar, pois há alguns que utilizam roupa mais formal, como Tyler e Cameron Winklevoss, os gémeos que processaram Marck; sendo sem dúvida um guarda-roupa moderno e contemporâneo.

Gostamos muito deste filme, de uma forma geral e aconselhamos todos a verem-no.


(Entrevista a Jacqueline West, responsável pelo guarda roupa do filme)

Realizado por:
Leituras paralelas, Ana Barros, 9ºC nº 4/ Joana Mariz, 9ºC nº20